VEJA O QUE HÁ DE NOVO!

Venha e inspire-se!!!!

HISTORIADOR DA ARTE





O historiador da arte é aquele profissional que tem a pesquisa no sangue, respira arte, enxerga e ouve arte por passa. A interpretação da arte faz parte de sua missão, pois o público precisa desse maravilhoso profissional para contar e mostrar as entrelinhas, pois a história é sua especialidade.

É um artista, a arte faz parte de vida, seu respirar. O mundo em torno de si tem mais cores e sabores. Seu olhar especial e diferenciado o leva e o traz às novas percepções, às descobertas e à ânsia do aprendizado. O coração palpita quando está perto de reconhecer uma obra, quando está prestes a encontrar o caminho.




O resgate da história, de acervos e histórias, o resgate da cultura de um povo ou da motivação de uma obra. O Historiador é aquele que estuda, que ensina e aprende e surpreende. Desvenda enigmas e monta um quebra-cabeças quando se propõe a buscar e catalogar informações de uma obra ou artista ou do artista e suas obras, seu tempo.

Para a formação, está incluído no currículo de disciplinas, conteúdos em filosofia, historiografia, comunicação e financiamento cultural, bem como práticas artísticas. Sendo um curso especialmente teórico, as visitas a ateliês trazem ao interessado o reconhecimento de estilos, tendências, manifestações artísticas da Idade da Pedra até os dias de hoje.



A história da arte nos leva ao começo, ao início de tudo, com a vantagem de poder relembrar, estudar, se encantar com o inesperado e traçar a nossa história, pois o caminho é casual e acontece através de uma linha invisível onde tudo se interliga, se reconecta o tempo todo - olhando, analisando e estudando o passado, para entender o presente e enxergar o futuro.

A arte permeia entre a pintura, a escultura, as performances, a gravura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a fotografia, a arquitetura... É um campo tão complexo que a história incute no historiador a visão que possibilita a compreensão mais segura e adequada da arte através dos tempos, a adaptação à tecnologia, trilhando novos passos, entre os quais engloba uma forma diferente e mais rápida de se ver ou entender a obra de um artista, visão esta que deve se estender sob a percepção do público alvo.



O profissional - Historiador da arte - precisa necessariamente ser crítico, ser amante de museus para guardar um vasto repertório de imagens e conhecimento, precisa gostar muito de ler e escrever. Sua imaginação é apurada, sistematizada e vivaz.

O historiador analisa o contexto na qual a obra foi inserida e produzida, porém isso não o limita, avançando a análise da cultura visual, traça uma releitura do ponto de vista artístico e diferenciado, pois o conhecimento que possui traça um olhar de luz sobre a obra e tudo parece ressaltar e se desvendar: a direção do olhar, a nuance, a luz, o volume, o personagem, aquele que se esconde na obra e sua descoberta revela tudo,  o tom da música, o timbre de voz, a sensação do ato, o olhar, ...



O campo de trabalho reina entre museus, departamentos públicos ou privados relacionados à cultura e arte, curadorias em exposições de artes privadas ou particulares, críticos, agentes culturais, pesquisador, professor acadêmico, avaliador, perito, teórico, estudioso, comentador, dirigente, produtor, editor ou organizador.

A formação para esse ramo de trabalho da arte, fascina pela qualidade e comprometimento, por isso é tão fascinante.

Até a próxima.












PRODUTOR DE ARTE



                   O Produtor de arte, ao pé da letra, produz arte, mas como e onde?

                   Ele é responsável por fazer as coisas acontecerem e claro que para  que tudo aconteça, não trabalha sozinho, mas é a parte criativa e detalhista do processo. Utilizando a arte em seu amplo contexto, contempla-se o produtor em várias outras áreas e aqui vamos explanar inicialmente duas dessas – o produtor de arte e o produtor musical.

PRODUTOR CULTURAL


                    Atua em eventos e entretenimento, elabora projetos para leis de incentivo à atividade cultural, organiza atividades de cultura, trabalha nos bastidores, pré-produção de um evento. Trabalha com prazos, quase que essencialmente em horas extras para que tudo saia perfeito, da forma sonhada e projetada. Quando se vai a um evento, a gente se vê sua obra.

                   Elabora e organizada todas as etapas de uma produção: teatro, cinema, show, feiras, congressos, grandes eventos. Trabalha em três etapas: pré, executiva e pós-produção.




                   A pré-produção: elaboração do projeto, planejar o orçamento, cronograma, captar recursos financeiros para a execução do projeto. A parte executiva é a prática de todo o planejamento, contratação, colocar a mão na massa para fazer acontecer, administrar e gerenciar. A pós-produção é relatar o acontecido, verificar filmagem e fotos, prestar contas, dar feedback do público. Geralmente trabalha por projeto, freelancer ou num espaço cultural, em museus, em teatros, cinemas.

                   Esse profissional precisa estar antenado aos acontecimentos, ler bastante para se aprofundar. Possuir uma base teórica muito sólida, conhecer o seguimento, possuir as técnicas necessárias ao desenvolvimento do projeto que está inserido. Deve estar preparado para os mais inusitados pedidos e para os desafios que vai enfrentar para atendê-los. A arte precisa correr em suas veias para que goste de trabalhar nesse maravilhoso ramo.




                   O produtor cultural pode ser um gestor da cultura, um propositor de projetos e este universo está em plena expansão. O primeiro passo é saber onde está, qual é o propósito daquela atividade em desenvolvimento. Para que tudo consiga fluir da melhor maneira possível, trabalha em conjunto com o designer, o curador, o diretor, etc. No desenvolvimento do projeto o produtor mais ouve do que fala, porém é aquele que sempre está com a mão na massa e de olho em tudo, daí a necessidade de uma diversidade de conhecimentos.

                   Existem cursos que preparam os interessados nesse ramo a ter o sonhado sucesso, pois com a formação, o profissional é adequadamente visto e analisado.

PRODUTOR MUSICAL


                    Ajuda o artista a harmonizar a letra da música, elaborar a letra com a melodia, os melhores acordes para formar a música. Ajuda a descobrir a referência e apresenta o mercado.

                   A organização é palavra chave, demonstra os erros que estão acontecendo e colabora com a escolha dos mics de gravação. Nessa área, nesse trabalho, é imprescindível ouvir música 24 horas por dia, precisa saber editar, conhecer as ferramentas de gravação, estudar o som, além de criar trilhas.


                   Produzir é a parte prática, pois iniciar na prática é essencial para evoluir, nesse caminho é preciso entender tendências, sonoridade, organizar uma mistura de muitas influências para o direcionamento correto. O produtor vai juntar a verdade do artista com as novas tendências e posicioná-lo no mercado.
                  
                   Faz-se necessário aceitar os desafios, pois é através deles que o produtor está sempre crescendo, tendo em vista que para atender a demanda é deverá se reinventar, se reconstruir, estudar todos os dias, a cada som se aprende, a cada música se pensa, entender como tudo se encaixa.


                    Produtor Musical é a pessoa que dirige a gravação. É fundamental entender como se procederam as gravações dentro do estilo que estiver seguindo para exponenciar seu trabalho, pois o produtor deve ter um estilo para melhor atender a clientela se preferir assim trabalhar. Se não, vai se desafiar a cada projeto para entender o estilo que recebe para trabalhar.

                   Saber utilizar o metrônomo e entender muito de música é essencial para apurar os ouvidos do produtor musical, pois dele depende o sucesso, dele depende a trilha do caminho, para criar muitas vezes do nada um conceito, nascendo aí a luz para o auge.   

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Trabalhar com ARTE

  Trabalhar com arte implica pensar em vários horizontes, pois opção é o que não falta para quem tem a criatividade pulsando nas veias e a i...